terça-feira, 26 de abril de 2011

Pão da minha casa

A maioria das pessoas ao redor do mundo consomem pão desde a pré-história, aqui no Brasil ele foi pouco consumido até o século XIX, pois o trigo importado, era muito caro, portanto era um artigo de luxo! Mas aqui dentro do nosso país eram encontrados com acesso fácil a mandioca e o cará, pois já faziam parte da dieta dos índios, estes foram então adotados naturalmente pelos brancos, como alternativa!
É somente no século XX, que o pão se populariza .
O pão é feito com farinha de trigo ou milho,  integral, centeio, semolina enfim existe uma variedade de farinácios e de modos diferentes de pães.




Muitos por falta de tempo e de habilidade, recorrem aos pãezinhos da padaria mais próxima,  mas eu não estou aqui para criticar quem não prepara pães em casa, pois eu mesma busco por praticidade. Mas sempre que posso no café da manhã ou no cafézinho da tarde, vou para minha cozinha e preparo diferentes pãezinhos.
Sempre tenho na dispensa, farinha, fermento seco biologico e os outros ingredientes principais para a elaboração do pão, apenas abro a minha geladeira e acabo fazendo um limpa, aproveito as azeitonas, o restante dos embutidos, ervilhas, queijos, enfim aquilo que tiver e que eu sei que vai ficar bom! Então eu começo a colocar a mão na massa!
Não só por estar acostumada, mas na verdade, preparar um bom pão de qualidade não requer curso, treino e nem mesmo muitas habilidades. Basta seguir passo a passo a receita e colocar muito amor na hora de sovar.
Esse é o segredo do chef, parece mais a propaganda do "tempero sazon", mais é a pura verdade. No momento em que estiver com suas mãos na massa, pense em coisas boas, recorde as lembranças mais doces e agradáveis de sua vida. Amigos é infalivel, o pão cresce, fica bem fofinho, e com um sabor admiravel! Tente e faça em sua casa, eu garanto que você irá se surpreender!
Outras dicas são recomendadas para o sucesso do seu pão. Verificar a validade do fermento, principalmente se ele for fresco, nunca dissolver o fermento diretamenta no sal, mas sempre no açúcar, sovar bastante para desenvolver o glúten é muito importante, pois é exatemente ele que dará elasticidade na sua massa e sempre deixar o seu pãozinho descansar em locais quentinhos, para o fermento levedar ou seja para ele crescer! 
Seguindo essas dicas o seu pão será um SUCESSO!
Aqui em casa sempre preparo uma receita simples mais muito saborosa, essa receita é uma base básica para diverdos outros tipos de pães. Você poderá rechear, ou simplesmente fazer bolinhas e depois de assa-los cortar ao meio e passar uma boa manteiga!

Vamos a  receita: Pão da minha casa.



Rendimento: 20 porções de mini pãezinhos
Tempo de preparo: 01h30mit

Ingredientes

01 kg de farinha de trigo
02 cls de (sopa) de açúcar
01 cls de (sopa) de sal
10 gr de fermento seco biológico
200 ml de leite morno
02 ovos batidos
100 gr de manteiga derretida
Recheio:
Azeitona verde picada
Mussarela picada
Óregano
Salsicha
Esses ingredientes ficam por conta do gosto de cada um. Aproveite e use a sua imaginação criando outras combinações.

Modo de preparo:
Misture todos os secos, farinha, fermento, açúcar e o sal, reserve. Misture todos os liquidos, o leite morno, a manteiga já derretidas e os ovos batidos, misture bem e adicione essa mistura nos secos, inicialmente use uma colher e assim que tudo estiver bem misturado, use as mãos, será preciso sovar muito bem, + ou - 10 mint. (Sovar significa amassar com força!). Deixe agora a massa descansar dentro de uma vasilha polvilhada com farinha, por + ou - 30 mint, de preferencia em um local mais quente. Assim que a massa dobrar de tamanho, corte nos tamanhos que desejar, abra a massa e coloque o recheio, feche, como se fosse um rocombole. deixe descansar + ou - 30 mint. Pincele uma gema batida sobre o pão e leve para assar em forno pré aquecido 205• C. O pão deve ficar pronto depois de 20 mint ou mais dependendo do forno.

Espero que tenham gostado da receita e até a próxima!
Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário